free bootstrap builder

FAQ

Nessa página você saberá como trabalhamos por assuntos (casamentos/15anos; books; álbuns e perguntas técnicas) e, ao final ainda temos conselhos para que seu casamento seja perfeito.

Casamentos/15 Anos

Me realizo fotografando de modo espontâneo, observando o momento e percebendo as emoções surgindo. Não abuso de photoshop. Trato e entrego fotos as mais suaves possíveis, inclusive preto e branco. Eu mesma fotografo e trato as fotos.

Eu e minha equipe trabalhos por horas num evento. Dessa maneira podemos ser flexíveis à vonta de do cliente. Horas extras são previstas em contrato e o pagamento ocorre na entrega do material.

Cada casamento é registrado por mim mesma, Márcia, por isso só faço um evento por dia. Conto com uma equipe super responsável para cobrir, além de mim, seu evento, seja ele onde for. 

Sim com certeza, fotografamos em qualquer cidade, dentro e fora do Brasil. MInha equipe ama tanto fotografar, quanto viajar, por isso esta é uma possibilidade sempre aberta em nossa agenda. Até mesmo ensaios podemos fazer onde você quiser. 

Nesse caso, a distância não é um problema. Atendemos casais por skype ou até whatsapp vídeo. Por isso, é só agendarmos quantas reuniões assim forem necessárias.

Nós trabalhamos com no mínimo 2 fotógrafos, no caso de casamentos, mesmo mini weddings, cujo número de convidados é menor. Quando há igreja, acrescento mais um fotógrafo. Isso é para que haja maiores possibilidades de ângulos para seu registro, além de contar com segurança, no caso de algum imprevisto com um colega. Prefiro o excesso, do que a falta.

Minha função é contar a sua história, da melhor forma possível. Nos contratar para fotografar metade dum casamento, achando que vai economizar, é um erro e não fazemos. O que pode ser feito é fazermos fotos só do casamento civil ou batizado e deixar a festa de fora, mesmo assim são eventos inteiros, mas sem comemoração em seguida.

Bem, o número certo nunca é cravado. Disponho de um número que é a média. Porque, cada evento é único, cada pessoa é única e suas reações e acontecimentos dicerionam a história de forma que não controlamos.

Certamente! Um dos prazeres em ser fotografado profissionalmente na lua de mel é o fato de o casal nem notar que o fotógrafo está lá. Assim, os acontecimentos ocorrem naturalmente. É claro que eventualmente podemos fazer fotos posadas, mas o casal estará mais relaxado. E depois as fotos ficarão incríveis!

Não reservamos datas. A data é comprada com a assinatura do contrato e início do pagamento. Como trabalhamos com agenda cheia, damos preferência a quem nos contratar primeiro. E a antecedência deve ser logo após a contratação do local. Jà que a data estará determinada.

Books

Ceramente! Quando uma cliente me contrata, por exemplo para ensaio feminino/gestante/sensual, sempre converso pessoalmente sobre a produção. Em geral oriento sobre melhores tipos de roupa conforme o tipo físico; adereços e tipo do ensaio. Quanto ao look e make eu sempre recomendo a participação de profissionais que trabalham comigo, elas trarão o melhor da cliente para fora. E as fotos ficarão incríveis!

Essa é uma pergunta que sempre ouço. E é na reunião que pergunto sobre locais que a cliente/os clientes se identificam. Pode ser praia, campo, prédio comercial, na própria casa...temático! Sempre penso pelo cliente e dou sugestões, quando não sabem onde fazer.

Sim! Se o cliente quiser ir para a praia por exemplo, iremos! Para uma fazenda no interior, iremos! Para a Argentina? Iremos também! Tudo é planejado e conversado na reunião, e no contrato, claro.

Duração de 1 hora. Passo orientações de roupas, acessórios e informo da possibilidade de se contratar make e hair para o ensaio; no local combinado, dependendo de onde for, vou com meu carro e encontro o cliente lá (ou eles irão comigo). Ás vezes levo meu colega para ajudar na sessão. As mudas de roupas em geral são dos próprios clientes (2-3) conforme o caso. Explico o melhor horário e o melhor dia (dependendo do local). Dirijo as poses conforme o cenário possível. Após a sessão, mostro as fotos para o cliente, e ele escolherá no mínimo 20. As demais são pagas à parte. Trato as fotos e entrego, podedo ser feito ao final ou uma ampliação ou álbum fantástico. 

No caso dos casais, com no mínimo 2 meses de antecedência do casamento, para que os materiais possam ser feitos à tempo; para ensaios femininos e sensuais, na data que a cliente quiser; ensaios gestante, com 7-8 meses; ensaios noiva deve ser feito no dia da prova do cabelo, maquiagem e vestido; boudoir noiva, deve ser feito com no mínimo 2 meses se quiser entregar um álbum para o noivo no dia do casamento, mas pode ser feito também um dia antes do casamento ou no próprio dia do casamento, em horário antes do making of.

No ensaio feminino/casal/gestante, meu trabalho é para contrato de uma hora. Horas adicionais são à parte. Para ensaios sensuais/boudoir/noiva o ensaio demora 2 horas fora a produção de cabelo/make. 

Álbuns

Os álbuns possuem alguns tipos de gramaturas e acabamentos que podem valorizar as fotografias. A cliente escolhe isso.
Ao receber as fotos para escolher as que quer diagramadas, eu diagramo e entrego em seguida. A cliente não vê a arte até ficar pronto.

Da mesma forma que o book, com a diferença que os noivos receberão as fotos impressas, para então escolherem quais querem dentro do álbum. Nesse momento já pergunto que foto quer em qual tamanho (por exemplo, foto da noiva entrando, em página inteira).

Após o aval do cliente, 1 mês para álbuns de books e 2 meses para álbuns de casamento. Esse prazo é para que eu possa revisar cada álbum que chegar ao estúdio antes de entregar. Caso haja falhas técnicas, posso reenviar para impressão. 

Certamente! Nos contratando para casamento na praia, o casal ganha o ensaio + um álbum de 20 páginas. Já para a lua de mel, ganham o álbum.

O prazo para a escolha das fotos é de 2 meses. Após este período eu mesma escolherei as fotos para a diagramação. Isto é feito para que o cronograma do trabalho não saia fora da linha e eu consiga entregar seu álbum no prazo correto. Isso tudo vai previsto em contrato. Quanto mais rápido o cliente escolher, mais rápido terá o álbum em mãos. O prazo para entrega do álbum é de 2 meses também.

Perguntas Técnicas

Sempre pergunto para cada cliente se posso postar algumas fotos. Para os que liberam 100% eu mesma escolho, coloco logotipo e publico; para os que deixam algumas, eu peço para escolher algumas, dessas eu escolho, coloco logotipo e publico. A maioria entende a importância de mostrarmos nosso trabalho. Mas é um direito do consumidor decidir.

Tenho essa possibilidade prevista em contrato (exemplo: doença, acidente..) onde meu colega irá tomar meu lugar, sem prejudicar o contrato e muito menos o evento. E sem custo algum.

Não. Um de nossos objetivos é levar arte aos clientes, e com nossa assinatura (do nosso jeito). As fotos são entregues prontas, do nosso jeito.

Sim com certeza, fotografamos em qualquer cidade, dentro e fora do Brasil. MInha equipe ama tanto fotografar, quanto viajar, por isso esta é uma possibilidade sempre aberta em nossa agenda. Até mesmo ensaios podemos fazer onde você quiser. 

Nesse caso, a distância não é um problema. Atendemos casais por skype ou até whatsapp vídeo. Por isso, é só agendarmos quantas reuniões assim forem necessárias.

Nós trabalhamos com no mínimo 2 fotógrafos, no caso de casamentos, mesmo mini weddings, cujo número de convidados é menor. Quando há igreja, acrescento mais um fotógrafo. Isso é para que haja maiores possibilidades de ângulos para seu registro, além de contar com segurança, no caso de algum imprevisto com um colega. Prefiro o excesso, do que a falta.

Sim, fazemos uma cópia de segurança por 1 ano. Entretanto, sempre digo que não há falha na tecnologia. Um belo álbum sempre estará lá para vocês recordarem, em qualquer lugar.

Posso dizer, francamente, se consigo ou não reproduzir as fotos. Isso é importante para eu saber o seu gosto, enquanto cliente, mas também serve para eu ver sua expectativa quanto ao meu serviço.

Certamente!!! Já houve um caso em que um parente foi fotografar o casamento de meu cliente, mas, honestamente, ele mais atrapalhou que outra coisa. Por isso sempre determino no contrato. Nos contratou, deixe com a gente!

Sempre procuro responder às requisitações rapidamente, sejam por e-mail, whatsapp, skype. Gosto de marcar reuniões, principalmente a primeira, porque sempre falo que este trabalho implica em simpatia entre os contratantes. Os clientes precisam saber como sou, o que penso e obviamente como é minha fotografia, como a entrego. Nessa reunião, que é em minha casa - no estúdio - eu gosto de conversar sobre o evento do cliente, pergunto coisas, vejo o que posso fazer e ofereço as soluções. Mas para isso ter sucesso, conto com a ajuda dele, que precisa me responder, estar interessado em contribuir com as informações e, principalmente, vir à reunião. Nenhum orçamento responde às perguntas.

Não fotografo na chuva, nem mesmo se for casamento. Nosso equipamento é sensível e muito caro. É obrigação dos clientes, proporcionarem um local seguro para os trabalhos, nesse caso. Se por exemplo, chover no dia do ensaio, nós paramos e continuamos depois ou marcamos outro dia. Não ficamos atrás de parentes na festa. Precisamos focar nos noivos. É por isso, que na reunião pergunto sobre os parentes mais importantes nas fotos posadas, mas alguém da família (ou cerimonialista) precisa nos apresentar àquela pessoa

Pagamento à vista; parcelado em cheques ou depósitos bancários. O número de parcelas deve ser estipulado, em geral, na reunião.

Sobre o planejamento do Casamento

Recomendo que marquem a cerimônia para 2h30 antes do pôr do sol, pois muitas coisas podem acontecer, além do atraso "intencional" da noiva: padres que se perdem, madrinhas que se atrasam, celebrante que atrasa. E sua cerimônia, que era para ter luzes naturais, acaba virando noite e com resultado totalmente diferente do esperado.

Sim a quantidade de padrinhos influencia em tudo no casamento. Quanto mais padrinhos, maiores as chances de: alguém se perder/atrasar; cerimônia mais longa na igreja; não haverá lugar para todos e nem para eu caminhar direito; padrinhos espremidos no altar, com ternos amarrotados (já ví isso); muito tempo perdido na hora das fotos protocolares. Pensem bem no local antes de convidar tanta gente para estar nele. Isso vale para convidados também.

É verdade, essas coisas existem e é por isso que pergunto onde vão casar, e se tem essas limitações, quando fazemos a reunião. Nesse caso não há o que fazer, a não ser acatar as ordens do Padre, aproveitar as visões de outros ângulos que teremos. Fotos de frente e um ou outro ângulo não existirão. Dica: encontrem outra igreja sem esta restrição.

Isso é uma coisa que já me aconteceu algumas vezes, embora seja uma responsabilidade e tanta, não me recuso. Geralmente isso acontece em 2 situações: do making of para a igreja e quando vamos da igreja para o local da festa ou local para ensaio rápido. Já carreguei noiva, mãe de noiva + noiva, véu, malas da noiva, sapatos, buquê, roupas, ah de tudo um pouco!!! E é divertido pra caramba!

Sim tem problema sim!!!! Somos discretos em nossa abordagem, se tivermos 20 pessoas causando na cerimônia, eles estarão lá registrados nas suas fotos. Além do mais, valorizamos a luz do ambiente (que você pagou para ter) e com esse exagero de paravernalha, nosso trabalho não será o mesmo. Por isso tenho cinegrafistas equilibrados que posso indicar.

Bem, meu contrato é exclusivo. Não permito outra pessoa disputando local para o mesmo serviço. E com parente/amigo a situação deve ser a seguinte: explique que ele não pode estar no nosso caminho, para que não atrapalhe o serviço de quem já é profissional há anos e sabe o que está fazendo. Sabe aqueles convidados que estão a todo tempo com celulares apontados para vocês? É quase isso.